Pesquisa no dicionário

Q

Quadro institucional único (gíria UE) 
Até à entrada em vigor do Tratado de Lisboa, o “quadro institucional único” vingou como expressão concreta do princípio da unicidade institucional da UE, ou que, por coerência, as instituições eram comuns. O Tratado de Lisboa consagrou de forma indelével esse princípio.

Quai d’Orsay
Sinédoque que associa o departamento governamental francês encarregado das relações externas, atualmete designado Ministère des Affaires Étrangères et Européennes. Quai d'Orsay é o nome de um cais na margem esquerda do rio Sena, que vai da Torre Eiffel ao Palácio Bourbon, junto fica o ministério, no Palácio d’Orsay. O edifício foi começado em 1844 e acabado em 1855, formando um conjunto homogéneo e representativo da arte decorativa do segundo império (arquiteto Lacornée). É uma das referências da diplomacia no mundo: “O Quai d’Orsay disse…”

Quatro liberdades (gíria UE)
Item que designa uma das grandes realizações da UE, a chamada “liberdade de circulação” que consiste na criação de um espaço sem fronteiras, no interior do qual podem movimentar-se livremente
  1. as pessoas
  2. as mercadorias
  3. os serviços
  4. os capitais

Sem comentários: